SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Estudar para quê? A (des)valorização do ensino médio na fala de três geraçõesPolíticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

GARCIA, Paulo Sérgio et al. Desempenho escolar: uma análise do IDEB dos municípios da região do ABC. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.95-114. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991365.

A qualidade da Educação Básica no Brasil tem sido monitorada, sobretudo, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, que combina o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação (SAEB), para os estados, e na Prova Brasil, para os municípios, e o fluxo escolar. Este estudo analisa o IDEB dos municípios que formam a região do ABC paulista, realizando várias comparações por meio de metodologia mista. Analisou-se o índice, em cada uma das cidades, referente ao nível de Ensino Fundamental I e II. Foram considerados, na análise, o desenvolvimento das escolas, no que tange ao alcance das metas estipuladas pelas diferentes esferas administrativas e pelo INEP, e as proporções de alunos que atingiram o nível adequado na competência de leitura e interpretação de texto e na de resolução de problemas. Concomitantemente, foram analisadas, junto aos diretores das escolas, informações que contextualizassem os dados quantificados. Os resultados mostraram evolução gradual e contínua do índice no Ensino Fundamental I, nas esferas municipal e estadual, e crescimento ínfimo ou estagnação no Fundamental II. Uma realidade ainda mais dura se apresenta na aprendizagem da matemática. Na contextualização dos dados, a ausência de continuidade positiva dos resultados do Fundamental I para o II foi atribuída às características de cada segmento como o número de professores, o tipo de tratamento dado ao jovem, os métodos utilizados, as referências compartilhadas e aceitas, a organização da escola e a gestão escolar. Esses dados podem auxiliar as escolas no aprimoramento qualitativo da educação nas cidades da região.

Palavras-chave : Desempenho Escolar; IDEB na Região do ABC; Ensino Fundamental; Qualidade do Ensino.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )