SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e PronacampoO número negativo na proposição de ensino davydoviana: necessidades para a sua introdução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PALANCH, Wagner Barbosa de Lima  e  MANRIQUE, Ana Lúcia. Ações colaborativas universidade - escola: formação de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.188-202. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991597.

Neste artigo, temos o objetivo de analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração universidade-escola, que podem favorecer e potencializar a reflexão sobre conhecimentos construídos a partir da formação e da ação docente, compostos por graduandos e professores que ensinam Matemática. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o espaço colaborativo denominado Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Participaram da pesquisa 11 estudantes da referida ACIEPE, dentre os quais cinco eram licenciandas de Pedagogia, dois licenciandos de Matemática, três professoras dos anos iniciais da rede pública Municipal de Sorocaba e uma professora de Matemática da rede pública Estadual de Sorocaba. A produção dos dados foi baseada nas observações de campo, gravações em áudio e entrevistas realizadas com os participantes do estudo. O artigo tem como fundamentação teórica os estudos de Day, Foerste e Hargreaves sobre grupos colaborativos, os quais possibilitaram identificar que esses espaços contribuem para o processo formativo docente a partir das discussões coletivas, reflexão pessoal, apropriações e desenvolvimento de elementos críticos, possibilitando, assim, a constituição da identidade docente dos participantes. Além disso, propiciou dar maior atenção às condições de trabalho e às oportunidades de aprendizagem no local de trabalho − a escola − e no local de formação − a universidade.

Palavras-chave : Espaços Colaborativos; Formação de Professores que Ensinam Matemática; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )