SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2The quota system, educational background and student assistance: towards an inclusive educationReading in school and incidence of “Prova Brasil” descriptors in Portuguese textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

MOTTA, Romilda Costa  and  QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira. A concepção da identidade étnica na visão de estudantes do ensino superior. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.286-298. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991540.

O objetivo deste artigo é apresentar considerações acerca de uma pesquisa realizada com estudantes de uma instituição de educação superior, na cidade de São Paulo, Brasil. A investigação buscou caracterizar a concepção da identidade étnico-racial dos discentes. A metodologia consistiu em estudo teórico na área de Semiótica com o intuito de analisar a construção semiótica da identidade e discutir os conceitos de preconceito, racismo e discriminação. Foi aplicado um questionário com dezoito questões a alunos de uma Instituição de Educação Superior, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a fim de identificar qual a percepção deles em relação à sua cor e/ou etnia. Para compor o perfil étnico-racial seguiu-se o critério da autoclassificação, que é consagrado na literatura antropológica como o método mais aceitável para a definição das identidades étnicas e social. Após a análise das complexas teias identitárias encontradas na realização da pesquisa, uma das questões observadas nos resultados foram algumas das possíveis razões para perceptíveis dificuldades, por parte de consideráveis segmentos da população negra representada, em assumir-se como “negro”. Em conclusão a esse estudo, verificou-se que a diversidade de ordens étnico-racial, cultural, social, regional que marca os/as brasileiros/as é um fato. Todavia, nem sempre é aceita e/ou reconhecida pelo sujeito que a detém.

Keywords : Cidadania; Educação; Identidade Étnico-Racial; Semiótica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )