SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Sistema de cotas, trajetórias educacionais e assistência estudantil: por uma educação inclusivaLeitura na escola e incidência de descritores da Prova Brasil em Livro Didático de Português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MOTTA, Romilda Costa  e  QUADROS, Silvia Cristina de Oliveira. A concepção da identidade étnica na visão de estudantes do ensino superior. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.286-298. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991540.

O objetivo deste artigo é apresentar considerações acerca de uma pesquisa realizada com estudantes de uma instituição de educação superior, na cidade de São Paulo, Brasil. A investigação buscou caracterizar a concepção da identidade étnico-racial dos discentes. A metodologia consistiu em estudo teórico na área de Semiótica com o intuito de analisar a construção semiótica da identidade e discutir os conceitos de preconceito, racismo e discriminação. Foi aplicado um questionário com dezoito questões a alunos de uma Instituição de Educação Superior, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a fim de identificar qual a percepção deles em relação à sua cor e/ou etnia. Para compor o perfil étnico-racial seguiu-se o critério da autoclassificação, que é consagrado na literatura antropológica como o método mais aceitável para a definição das identidades étnicas e social. Após a análise das complexas teias identitárias encontradas na realização da pesquisa, uma das questões observadas nos resultados foram algumas das possíveis razões para perceptíveis dificuldades, por parte de consideráveis segmentos da população negra representada, em assumir-se como “negro”. Em conclusão a esse estudo, verificou-se que a diversidade de ordens étnico-racial, cultural, social, regional que marca os/as brasileiros/as é um fato. Todavia, nem sempre é aceita e/ou reconhecida pelo sujeito que a detém.

Palavras-chave : Cidadania; Educação; Identidade Étnico-Racial; Semiótica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )