SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2The concept of ethnic identity in the view of higher education studentsStudent teacher perceptions regarding career readiness and the effectiveness of a teacher preparation program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

SILVA, Miriã Alves de Laet  and  SILVA, Sílvio Ribeiro da. Leitura na escola e incidência de descritores da Prova Brasil em Livro Didático de Português. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.299-316. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.4244/198271991428.

Este artigo apresenta resultados a respeito de um estudo sobre leitura. No contexto educacional, ela perpassa todas as disciplinas do Currículo. Tal fato é de fundamental importância, já que as atividades de leitura e interpretação feitas pelos alunos devem favorecer o desenvolvimento dos letramentos (institucionalizados ou não). Na escola, sua prática ocorre, na maioria das vezes, a partir do livro didático (LD) e este, ultimamente, tem despertado o interesse dos pesquisadores que passaram a vê-lo como um importante integrante das práticas escolares. Levando em conta que as avaliações são construídas tendo a leitura como ferramenta para medir as competências e habilidades do aluno, discute-se aqui se as propostas de leitura e interpretação do texto escrito, apresentadas aos alunos pelo Livro Didático de Português - LDP - Tudo é linguagem, Ensino Fundamental II - anos finais, contemplam os cinco descritores do Tópico I da Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil, entendendo que o desenvolvimento das competências e habilidades, propostas pela matriz, coadunam com práticas significativas de leitura. O estudo apresenta caráter qualitativo interpretativista, caracterizando-se como estudo de caso, sendo situado no campo da Educação. Sua pretensão é contribuir para as reflexões acerca do ensino e aprendizagem de leitura e interpretação de textos. Alguns aportes teóricos utilizados foram PCN, Bakhtin/Volochínov, Bakhtin, Schneuwly e Dolz, dentre outros. Os resultados mostram que os cinco descritores do Tópico I da Prova Brasil foram mobilizados na coleção, porém havendo discrepância quantitativa e qualitativa de ocorrência entre eles.

Keywords : Leitura; Interpretação de Texto Escrito; Livro Didático de Português; Prova Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )