SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A concepção da identidade étnica na visão de estudantes do ensino superiorPercepções dos estudantes sobre a prontidão para a carreira e a eficácia de um programa de formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SILVA, Miriã Alves de Laet  e  SILVA, Sílvio Ribeiro da. Leitura na escola e incidência de descritores da Prova Brasil em Livro Didático de Português. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.299-316. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.4244/198271991428.

Este artigo apresenta resultados a respeito de um estudo sobre leitura. No contexto educacional, ela perpassa todas as disciplinas do Currículo. Tal fato é de fundamental importância, já que as atividades de leitura e interpretação feitas pelos alunos devem favorecer o desenvolvimento dos letramentos (institucionalizados ou não). Na escola, sua prática ocorre, na maioria das vezes, a partir do livro didático (LD) e este, ultimamente, tem despertado o interesse dos pesquisadores que passaram a vê-lo como um importante integrante das práticas escolares. Levando em conta que as avaliações são construídas tendo a leitura como ferramenta para medir as competências e habilidades do aluno, discute-se aqui se as propostas de leitura e interpretação do texto escrito, apresentadas aos alunos pelo Livro Didático de Português - LDP - Tudo é linguagem, Ensino Fundamental II - anos finais, contemplam os cinco descritores do Tópico I da Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil, entendendo que o desenvolvimento das competências e habilidades, propostas pela matriz, coadunam com práticas significativas de leitura. O estudo apresenta caráter qualitativo interpretativista, caracterizando-se como estudo de caso, sendo situado no campo da Educação. Sua pretensão é contribuir para as reflexões acerca do ensino e aprendizagem de leitura e interpretação de textos. Alguns aportes teóricos utilizados foram PCN, Bakhtin/Volochínov, Bakhtin, Schneuwly e Dolz, dentre outros. Os resultados mostram que os cinco descritores do Tópico I da Prova Brasil foram mobilizados na coleção, porém havendo discrepância quantitativa e qualitativa de ocorrência entre eles.

Palavras-chave : Leitura; Interpretação de Texto Escrito; Livro Didático de Português; Prova Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )