SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Leitura na escola e incidência de descritores da Prova Brasil em Livro Didático de PortuguêsO materialismo cultural de Raymond Williams: aproximações às pesquisas sobre história do currículo e da profissão docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

DANTAS, Josue. Percepções dos estudantes sobre a prontidão para a carreira e a eficácia de um programa de formação de professores. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.317-331. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991559.

Este estudo investigou as percepções de estudantes sobre o conceito de prontidão para a carreira (career readiness) e a eficácia de um programa de formação de professores na Lynn University. Em 2011, uma pesquisa realizada por McCulloch, Burris, e Ulmer enfatizou que existem mais de 1.400 faculdades e universidades nos Estados Unidos, as quais preparam os alunos para a profissão docente. No entanto, os programas de formação de professores nos Estados Unidos continuam a formar muitas pessoas que não permanecem na carreira docente em longo prazo. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de atestar se as percepções de estudantes podem ser utilizadas como uma perspectiva diferente em termos de avaliação de programas de formação de professores. A investigação foi conduzida através da coleta de dados de uma pesquisa demográfica e a administração de entrevistas semi-estruturadas com os participantes da pesquisa. Os dados foram organizados através das seguintes categorias de análise proposta pelo pesquisador: Categoria A: habilidades eficazes de gestão de sala de aula; Categoria B: Programas e endossos; Categoria C: recomendações do instrutor; Categoria D: requisitos do Programa e recursos; Categoria E: Preparação para testes - requisitos legais do Estado e de outros tipos de combinações entre eles. Os resultados do estudo demonstraram que os estudantes recomendam a inclusão de “atividades de mão na massa” como uma alternativa dedicada a melhorar aquele programa de formação de professores.Os resultados deste estudo podem ser úteis para contribuir para o desenvolvimento de programas de formação de professores, para a literatura de pesquisa educacional, e também em termos de planejamento e implementação de desenvolvimento profissional eficaz para os professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Prontidão para a Carreira; Percepção de Professores Recém-Formados; Avaliação de Programas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )