SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Percepções dos estudantes sobre a prontidão para a carreira e a eficácia de um programa de formação de professoresA paralaxe do conhecimento: da escola que ensina à escola que aprende índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MARIANO, André Luiz Sena. O materialismo cultural de Raymond Williams: aproximações às pesquisas sobre história do currículo e da profissão docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.332-344. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991435.

O presente trabalho, de natureza ensaística, busca apresentar elementos da obra do britânico Raymond Williams que podem contribuir para os estudos em História da Educação, mormente aqueles relativos aos temas do currículo e da profissão docente. O trabalho tem como premissa identificar conceitos que podem apresentar potencial heurístico para a pesquisa, reconhecendo sua perspectiva do materialismo cultural e, sobretudo, que a escola se insere nesse movimento de poder ser pensada a partir de conceitos como: elementos residual e emergente; estruturas de sentimento, tradição, instituição e formação; advoga ainda que há pouca inserção da obra do autor no campo educacional. O texto procura mostrar o potencial do autor para os estudos concernentes à história do currículo e da profissão docente, ao reconhecer que é na escola que os elementos culturais são transformados e ressignificados e que esse papel de ressignificação é empreendido por aqueles que exercem o ofício de professor. Finaliza preocupando destacar, em primeiro lugar, que não se trata de uma defesa de que a obra de Williams funcione como panaceia ou camisa de força para os estudos sobre história do currículo e da profissão docente; em segundo, que, tais estudos podem ser enriquecidos por análises que reconheçam os métodos de ensino como os elementos nevrálgicos em torno dos quais a profissão docente se ancora e que, tais métodos, assim como a dinâmica cultural, estão fortemente implicados na produção de um tipo de subjetividade.

Palavras-chave : Raymond Williams; Materialismo Cultural; Currículo; Profissão Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )