SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O materialismo cultural de Raymond Williams: aproximações às pesquisas sobre história do currículo e da profissão docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SOUZA, Maurício Teodoro de. A paralaxe do conhecimento: da escola que ensina à escola que aprende. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.345-358. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991375.

A percepção que a escola possui sobre o mundo implica na maneira que compreende o que realidade é, fato que impacta na perspectiva que adota sobre o conhecimento e sua transmissão. Este ensaio objetiva discutir a perspectiva sob a qual o conhecimento é tratado nas instituições de ensino em quatro aspectos: 1) do que é constituída a realidade que projetamos? 2) por que nossa compreensão sobre o que realidade é modula nosso modo de pensar o conhecimento? 3) por que o modo acumulativo de transmitir conhecimento não contribui para uma construção criativa de novos saberes? 4) como nossa compreensão sobre o que tempo é interfere na produção de conhecimento? Em que pese às limitações do pensamento formado no sistema tradicional, parece necessário transcendê-lo e perceber que no contexto do aprender a aprender todos os personagens projetam suas realidades no tempo presente, o agora, em uma complexa teia de interações e em diferentes formas de linguagem, as quais gerarão relações dinâmicas e, muitas vezes, inesperadas. Ter espaço para expressar estas realidades permitirá à imaginação se fazer presente estimulando o potencial humano de modo mais criativo e autônomo.

Palavras-chave : Educação; Aprendizagem; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )