SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Perspectiva da gestão de Educação de Jovens e Adultos e interfaces com a formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CARIA, Neide Pena  e  ANDRADE, Nelson Lambert de. Gestão democrática na escola: em busca da participação e da liderança. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.9-24. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991203.

O artigo é fruto de estudos realizados no Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), certificado pela Universidade do Vale do Sapucaí e registrado no Diretório do CNPq. O estudo objetiva ampliar o olhar para a denominada “gestão democrática” e a “participação” na administração do trabalho educativo da escola. Articula-se fundamentos teóricos e legais aos desafios e questões que, normalmente, os gestores enfrentam no exercício da sua função no cotidiano escolar em face de contradições e desafios a que estão expostos. Navegando entre o poder outorgado e o poder real, os gestores são pressionados, por um lado, pela responsabilização e avaliação de resultados e, por outro lado, pela falta de autonomia e condições propícias para uma gestão escolar democrática.

Palavras-chave : Educação; Gestão democrática; Participação.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )