SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Democratic Management at school: in search of participation and leadershipThe Teacher-Translator: Images from the Political-Pedagogical Project in Preschool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

DUQUES, Maria Luiza Ferreira  and  AMORIM, Antonio. Perspectiva da gestão de Educação de Jovens e Adultos e interfaces com a formação docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.41-57. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991462.

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre gestão educacional e a formação docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Matina, no estado da Bahia, Brasil. A investigação se pautou na abordagem qualitativa, com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da análise de documentos, da observação e da entrevista semiestruturada com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA, no município de Matina. O tratamento dos dados foi possível graças à ferramenta da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que a gestão da EJA municipal apresenta-se, ainda, de maneira precária, o que implica difíceis condições de trabalho e de formação, comprometendo a educação ofertada à comunidade local. Verificou-se também que existe uma estreita relação entre a gestão educacional e a formação dos educadores de EJA, o que aponta para a necessidade de investimento financeiro, material e pedagógico no âmbito da melhoria dos processos de gestão educacional, escolar e consequentemente na melhoria e na garantia dos processos formativos, no âmbito da EJA.

Keywords : Educação de jovens e adultos; Gestão educacional; Formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )