SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Perspectiva da gestão de Educação de Jovens e Adultos e interfaces com a formação docenteGestão socioambiental na comunidade de remanescentes quilombolas de Cruz em Alagoas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SCHVINGEL, Cláudia  e  CORAZZA, Sandra Mara. O professor-tradutor: imagens do Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.59-73. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991582.

O presente trabalho, oriundo da disciplina “O professor-tradutor de EIS AICE: currículo e didática” de um Programa de Pós-Graduação em Educação, objetiva “olhar” as traduções ou representações de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) através de algumas imagens criadas por um grupo de educadores de uma escola pública de Educação Infantil do sul do Brasil. Metodologicamente, este trabalho pode ser considerado de cunho qualitativo, porque fez uso de uma questão geradora - Traduza o PPP da escola na forma de imagem ou imagens. Tem como aporte teórico alguns conceitos advindos da teoria da tradução como criação e crítica, de Campos (2013) e Corazza (2013; 2015b) e do conceito de imagem do pensamento, em Deleuze (2009), Corazza (2013; 2015a) e Machado (2013). O estudo desses materiais suscitou diferentes análises e interpretações dos pensamentos dos educadores acerca do Projeto Político-Pedagógico. Permitiu inferir, ainda, que os educadores, ao traduzirem ou representarem o referido documento na forma de imagens, o fizeram com um pensamento acerca dele - a imagem do pensamento. Esta, por sua vez, se constituiu durante a formação e a prática docente. Por fim, essas traduções ou representações permitiram pensamentos outros, pelo viés da criação e da crítica, que denunciam o impensado e as coisas mortas da educação.

Palavras-chave : Educador; Tradução; Imagem; Projeto Político-Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )