SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Padrões arquitetônicos escolares e expansão do Ensino Fundamental no início do século XX no BrasilAtendimento Educacional Especializado: Reflexões acerca da Formação de Professores e das Políticas Nacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

BOBREK, Andreia  y  GIL, Maria Stella Coutinho de Alcantara. Atuação e formação em estimulação precoce: Caracterização da percepção dos profissionais em três instituições. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.121-137. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991460.

A diversidade dos programas de Estimulação Precoce (EP) dá a oportunidade de compreender o trabalho realizado, visando à compatibilização dos conceitos, diretrizes e práticas, por meio da caracterização da atuação dos profissionais que atuam nessa área. A análise da percepção dos profissionais sobre a formação recebida pode subsidiar a melhoria dos cursos de graduação e de pós-graduação. Nesta pesquisa, visou-se caracterizar as relações que 13 profissionais estabeleciam entre a sua atuação profissional e a formação recebida durante a graduação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os referidos profissionais. Nos resultados constatou-se que os entrevistados concebiam a EP como oferecimento de oportunidades para o desenvolvimento da criança; e/ou suporte à família ou prevenção de risco para o desenvolvimento. Os relatos referiram-se à falta de envolvimento familiar; à insuficiência das condições de trabalho e às atividades específicas com a criança como dificuldades enfrentadas no trabalho. Apesar de reconhecerem a oferta da formação em EP durante o ensino superior, parte dos profissionais destacou a insuficiência nesta formação e a falta de preparo para atuar na área. No exercício profissional, a maior parte deles afirmou realizar atividades não contempladas no ensino superior e considerou que a Instituição de Ensino Superior poderia ter proporcionado melhor formação. Os relatos dos profissionais ouvidos neste trabalho indicam que se observa uma defasagem entre a conceituação de Estimulação Precoce, as diretrizes que a regulamentam e o exercício profissional.

Palabras clave : Educação especial; Estimulação precoce; Atuação profissional; Formação profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )