SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Atuação e formação em estimulação precoce: Caracterização da percepção dos profissionais em três instituiçõesCondições institucionais e desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores: um estudo em uma IES Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

FELICIO, Natália Costa de; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes  y  TOREZAN, Keila Roberta. Atendimento Educacional Especializado: Reflexões acerca da Formação de Professores e das Políticas Nacionais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.139-154. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991508.

No ano de 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva apresenta, por meio de suas diretrizes, a proposta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cabendo a este identificar, elaborar, organizar os recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando assim, as barreiras para a plena participação dos alunos tendo em vista suas necessidades específicas; deverá complementar e/ou suplementar a formação dos alunos, e as atividades realizadas mediante este atendimento não poderão substituir a escolarização. Desse modo, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento dos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) nos anos de 2012 e 2014 que envolvessem as temáticas sobre Formação de Professores e Políticas Educacionais vinculadas ao Atendimento Educacional Especializado. Buscou-se nos anais do Congresso trabalhos que apresentavam as palavras “Atendimento Educacional Especializado”, podendo estar inseridas no título, resumo ou palavras-chave. Sendo assim, no ano de 2012 foram encontrados 11 trabalhos sobre Formação de Professores + AEE e 5 trabalhos sobre Políticas Educacionais + AEE. Já no ano de 2014, havia 8 trabalhos sobre Formação de Professores + AEE, e apenas 3 trabalhos sobre Políticas Educacionais + AEE. Após a análise dos trabalhos selecionados, os principais resultados apontam, em sua maioria, para a necessidade de maiores investimentos na formação básica do professor bem como em sua formação continuada.

Palabras clave : Educação especial; Formação de professors; Políticas educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )