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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CASSUNDE, Fernanda Roda de Souza Araújo; MENDONCA, José Ricardo Costa de  e  BARBOSA, Milka Alves Correia. Condições institucionais e desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores: um estudo em uma IES Federal. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.155-175. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991521.

A expansão das instituições de ensino superior brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país, e o avanço das tecnologias de informação e comunicação, têm impulsionado o uso da educação a distância pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Este estudo tem o propósito de discutir a influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores de ensino superior. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico. Professores vinculados a uma Universidade Federal e com atuação na educação a distância responderam as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com auxílio do software o Atlas.Ti. Os resultados do estudo indicam a necessidade de a instituição fortalecer a educação a distância institucionalmente, seja por meio da expansão de seu quadro de pessoal, na alocação de pessoal técnico-administrativo junto às Coordenações dos cursos, seja reconhecendo a carga horária do docente que atua nesta modalidade ou, ainda, favorecendo o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores.

Palavras-chave : Condições institucionais; Integração das TIC; Competências eletrônicas; Educação a distância..

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