SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Condições institucionais e desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores: um estudo em uma IES FederalO uso da tecnologia assistive por professores de educação física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; OLIVEIRA, Artur Bruno Fonseca de  y  ROCHA, Erika Silva. Reverberações da atual formação de professores na prática docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.197-213. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991562.

Concebendo a importância das formações de professores para a construção e reconstrução de práticas e condutas docentes, o artigo objetiva investigar as reverberações dessa formação na prática de ensino de educadores que trabalham em uma escola pública de Fortaleza, Brasil. São ressaltados, dentro desse propósito, os impactos na construção da subjetividade e identidade docente e na saúde mental desses profissionais. Para isso, foi realizada uma pesquisa empírica que contou com a observação do contexto escolar e de ensino, um questionário aplicado aos professores e devolutiva realizada com a direção da escola. Participaram da pesquisa, vinte e seis professores, além do núcleo gestor, composto por três profissionais. Os resultados indicam, paradoxalmente, de um lado, a satisfação dos professores com a sua prática e com a escola, e, de outro, índices preocupantes de mal-estar docente e sofrimento psíquico. A relação com os alunos é evidenciada como um elemento que mais produz estresse nos profissionais participantes da pesquisa. Essas problemáticas estão intimamente relacionadas com a configuração da formação de professores, a qual não tem prezado por trabalhar a subjetividade e identidade docente, não tem corroborado com a constituição de práticas críticas, que levem em consideração a heterogeneidade existente na sala de aula, além de colaborarem com a produção de um perfil profissional alienado. Esses fatores corroboram, então, para a instauração do mal-estar docente.

Palabras clave : Formação de professores; Práticas docentes; Subjetividade docente; Mal-estar docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )