SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Reverberações da atual formação de professores na prática docenteTechnological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): modelo explicativo da ação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

FERREIRA, Natasha Reis  y  RANIERI, Leandro Penna. O uso da tecnologia assistive por professores de educação física. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.215-229. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991593.

A Tecnologia Assistiva (TA) objetiva funcionalidade, independência, autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência, por meio de recursos, estratégias, serviços e equipamentos. Seus possíveis usos na Educação Física são as adaptações nas regras, atividades, no ambiente ou nos materiais, sendo desconhecido o contato efetivo com esse conteúdo na formação profissional. Esta pesquisa objetivou investigar as formas de atuação dos professores de Educação Física envolvendo alunos com deficiência e os meios de adaptação de suas aulas, sondando a respeito do uso da TA. A pesquisa é de cunho qualitativo, envolvendo procedimentos da análise de entrevistas semiestruturadas com seis professores de Educação Física. Quanto aos relatos, identificou-se adaptações e improvisos nas atividades envolvendo alunos com deficiência, sendo que a TA não é conhecida pela maioria. Dada a incipiência do uso da TA, uma solução direcionada aos cursos de Educação Física seria trazer em suas disciplinas maiores possibilidades de aproximação com a realidade escolar e da pessoa com deficiência, além de abordagem curricular da Tecnologia Assistiva, como ferramenta na prática docente.

Palabras clave : Tecnologia assistive; Educação física escolar; Educação especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )