SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O uso da tecnologia assistive por professores de educação físicaMídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras - répteis ou monstros? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz  y  PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): modelo explicativo da ação docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.231-250. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991605.

O presente artigo compreende reflexões derivadas de pesquisa exploratória, em periódicos internacionais, sobre educação e tecnologias e capítulos de livros que discutem a inter-relação dos diferentes tipos de conhecimentos docentes, apoiados por tecnologias. O objetivo foi compreender as contribuições e desafios do TPACK, como modelo explicativo da ação docente, nas decisões acerca da integração de tecnologias em práticas pedagógicas. Dentre as contribuições foram destacadas as investigações e experiências apoiadas pelo TPACK; o TPACK como orientador da formação inicial e permanente de professores e a relação do TPACK com outros modelos teóricos. O modelo TPACK foi considerado base de conhecimento docente para a integração das tecnologias em contextos educacionais, a partir do alinhamento com abordagens pedagógicas e ensino de conteúdos específicos. Entretanto, alguns desafios foram apontados pelos estudos, como a dificuldade de consenso ao definir cada constructo do modelo; a necessidade de definição dos tipos de tecnologias abarcadas pelo TPACK e a fragilidade no processo de avaliação do modelo. A expectativa deste artigo é apresentar reflexões que possam mobilizar a continuidade e o desenvolvimento da temática investigada.

Palabras clave : TPACK; Ensino e Aprendizagem; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )