SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Explanatory model of teachers actionProblems faced by beginner teachers in mathematics classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

COSENDEY, Beatriz Nunes  and  SALOMAO, Simone Rocha. Mídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras - répteis ou monstros?. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.251-265. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991708.

Colocados rotineiramente na berlinda pelas mídias sociais, as serpentes são animais rodeados de estórias e mistérios. A fim de investigar as visões culturais sobre serpentes, foram analisados filmes comerciais que têm esses animais como assunto central. Algumas cenas foram selecionadas e editadas para a produção de um curta (também utilizado como material didático). Foram trabalhados os conhecimentos prévios sobre serpentes de universitários de Pedagogia através de um questionário seguido pela exibição do curta e um debate. Após análise, percebeu-se que os filmes geralmente exploram o tema de maneira exagerada, mesclando científico e imaginário. O questionário evidenciou que lendas antigas ainda são vigentes, que o medo predomina quando se trata de serpentes e que métodos inadequados de primeiros socorros a acidentes ofídicos ainda são utilizados. O debate permitiu confrontar crenças e esclarecer dúvidas, contribuindo para uma visão mais realística sobre esses animais.

Keywords : Serpentes; Mídia; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )