SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): modelo explicativo da ação docenteProblemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

COSENDEY, Beatriz Nunes  e  SALOMAO, Simone Rocha. Mídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras - répteis ou monstros?. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.251-265. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991708.

Colocados rotineiramente na berlinda pelas mídias sociais, as serpentes são animais rodeados de estórias e mistérios. A fim de investigar as visões culturais sobre serpentes, foram analisados filmes comerciais que têm esses animais como assunto central. Algumas cenas foram selecionadas e editadas para a produção de um curta (também utilizado como material didático). Foram trabalhados os conhecimentos prévios sobre serpentes de universitários de Pedagogia através de um questionário seguido pela exibição do curta e um debate. Após análise, percebeu-se que os filmes geralmente exploram o tema de maneira exagerada, mesclando científico e imaginário. O questionário evidenciou que lendas antigas ainda são vigentes, que o medo predomina quando se trata de serpentes e que métodos inadequados de primeiros socorros a acidentes ofídicos ainda são utilizados. O debate permitiu confrontar crenças e esclarecer dúvidas, contribuindo para uma visão mais realística sobre esses animais.

Palavras-chave : Serpentes; Mídia; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )