SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Mídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras - répteis ou monstros?Tendências curriculares no ensino de música: indefinição e permanência de um presente eterno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

CIRIACO, Klinger Teodoro  y  MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Problemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemática. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.267-280. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991719.

Este artigo tem como objetivo perceber dificuldades experienciadas por professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no trabalho com Matemática. Pretende, também, identificar características da formação inicial com influência na aquisição dos conhecimentos e saberes necessários à docência. A metodologia é qualitativa de caráter descritivo-analítico. Relatamos narrativas de duas professoras sobre os desafios do aprender a ensinar Matemática em seus primeiros anos de carreira, decorrentes de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que existem problemas em relação ao conhecimento matemático no decorrer do curso de formação inicial, dado que, muitas vezes os programas descrevem uma formação centrada em procedimentos metodológicos e sem atender a questões conceituais necessárias à prática pedagógica, o que pode originar desafios na fase de iniciação profissional.

Palabras clave : Formação inicial; Curso de pedagogia; Início da docência; Conteúdos matemáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )