SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Problemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemáticaO jovem contemporâneo e sua escola: sobre encontros e desencontros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de  y  CARVALHO, Mauricio Braz de. Tendências curriculares no ensino de música: indefinição e permanência de um presente eterno. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.281-299. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991516.

As teses sobre a pós-modernidade, bem como a sua expressão nas reformas educacionais implementadas a partir da década de 1990, têm sido amplamente incorporadas pelo campo da educação musical, no ensino e na formação docente. Nosso objetivo neste texto é problematizar essa questão analisando os temas do professor prático-reflexivo e de uma pedagogia centrada em competências docentes, no aprender a aprender e na sobrevalorização dos saberes da experiência cotidiana. O levantamento na literatura da área baseado, sobretudo em artigos publicados na Revista e nos Anais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) nos últimos dez anos, sugere a larga difusão, no campo da educação musical, dos pressupostos pós-modernos/pós-estruturalistas acerca da vida social e cultural. Tal difusão se daria em paralelo à vasta incorporação das suas correlatas concepções de formação e conhecimento. A partir do referencial marxiano, afirma-se que essas teses podem produzir na educação um recuo da teoria, a despolitização do debate e o empobrecimento do ato de conhecer.

Palabras clave : Currículo; Pós-modernidade; Formação docente; Ensino de música.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )