SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Tendências curriculares no ensino de música: indefinição e permanência de um presente eternoO Professor Mediador Escolar e Comunitário: uma Prática em Construção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel  y  KAERCHER, Nestor André. O jovem contemporâneo e sua escola: sobre encontros e desencontros. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.321-340. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991509.

O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações de pertencimento dos jovens contemporâneos em relação à instituição escola. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário o qual abarcou as relações dos sujeitos-jovens entrevistados com sua escola, que foi aplicado em três turmas de terceiro ano do ensino médio do espaço de pesquisa - escola pública estadual em Porto Alegre-RS, Brasil - e, posteriormente, analisado, resultando a construção do texto final. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. Mesmo tratando-se de uma realidade específica que foi analisada, entendemos que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. Constatou-se que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na gestão escolar. Da mesma forma, verificou-se que o jovem aprecia muito diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, entretanto, não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos de nossa prática docente.

Palabras clave : Jovens; Juventude; Ensino; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )