SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Os livros para crianças, manuais de civilidade contemporâneos entre formal e informal? Um exemplo: a criança negra na literatura infantojuvenil no BrasilTrabalhos acadêmicos do Programa Redefor: a produção de conhecimento sobre educação especial e inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

JUAREZ, Alma de los Angeles Cruz et al. As vivências dos estudantes com deficiência no contexto de uma universidade pública mexicana. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.383-399. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991866.

Vinculado à pesquisa intitulada “Estudo comparado internacional em educação especial: o ensino superior em foco”, que objetiva analisar as políticas de acesso e permanência das pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro e mexicano, o presente trabalho traz um recorte dos resultados da investigação obtidos por meio das entrevistas com os estudantes universitários. Nesse sentido, este texto tem como propósito refletir sobre os significados que os estudantes com deficiência atribuem ao seu processo formativo no contexto da Universidade Veracruzana. A temática entrelaça aos aportes de Vigotsky (1994; 2000) e Freire (1987; 2001). Para o primeiro, a vivência contém a forma de avaliar, compreender e interpretar a realidade, os sentimentos marcados e as derivações das experiências que tem o indivíduo no contexto sociocultural, neste caso, no âmbito universitário. Dos aportes de Freire focaliza-se o sentido social da educação, entendendo-a como processo de reflexão que contribui para a participação da população estudantil nos problemas sociais. Dos resultados, destaca-se que as vivências, os significados de como eles percebem a Universidade Veracruzana como instituição, como vivenciam sua autopercepção, a relação com os docentes, o método de ensino e aprendizagem, as relações interpessoais com a família, constituem experiências fundamentais para gerar oportunidades de inclusão social.

Palabras clave : Inclusão; Deficiência; Educação Superior; Participação Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )