SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Vivencias de los estudiantes con discapacidad en el contexto de una universidad pública mexicanaO trabalho com espaço e forma na educação infantil: Experiências em colaboração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

TERCARIOL, Adriana Aparecida Lima; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos; GITAHY, Raquel Rosan Cristino  y  SCHLUNZEN, Elisa Tomoe Moriya. Trabalhos acadêmicos do Programa Redefor: a produção de conhecimento sobre educação especial e inclusiva. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.401-416. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991500.

O programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Brasil propôs, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino, em cursos de especialização nas áreas da Educação Inclusiva e Especial, na modalidade a distância. Para atender a um público de 1.600 professores, foram executados de 2014 a 2015 sete cursos, entre os quais se encontra o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com carga horária total de 444 horas distribuídas entre atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNESP, estágios, Encontros Presenciais, bem como elaboração e apresentação de Trabalhos Acadêmicos (TA). Após a finalização das disciplinas e Encontros Presenciais, em 2015 foram criadas 55 turmas para orientação dos TA, em que cada orientador deveria realizar a mediação pedagógica on-line de 10 a 20 cursistas para a elaboração de um artigo científico. Pretende-se neste artigo discutir sobre os aspectos presentes em dois artigos científicos desenvolvidos no âmbito do curso, que abordaram a discussão sobre professores iniciantes e currículo para o desenvolvimento da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Os resultados demonstram que o curso de especialização trouxe para o eixo de reflexão dos cursistas elementos importantes para que a Educação Especial possa realmente se fortalecer em uma perspectiva inclusiva, nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

Palabras clave : Trabalhos acadêmicos; Formação de professores; Educação especial e inclusiva..

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )