SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1PPGE-UFSCar: 40 anos de lutas e êxitosA influência marxista no PPGE/UFSCar (1976-1991) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CARDOSO, Ivanilda Amado; SANTOS, Fernanda Vieira da Silva  e  RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Relações étnico-raciais na produção científica do PPGE/UFSCar. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.68-85. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992044.

O artigo apresenta uma subseção da pesquisa de mestrado intitulada “Educação das Relações étnico-raciais: limites e possibilidades no curso de Pedagogia da UFSCar” (CARDOSO, 2016), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). São anos da aprovação da Lei nº 10.639/2003, que determinou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira em todos os níveis de educação. Em referência a esse marco legal, nos interessa identificar quais e quantas teses e dissertações sobre relações étnico-raciais foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Neste artigo projetamos a produção acadêmica do PPGE/UFSCar, entre 2003 e 2015, localizando os principais agentes orientadores e pós-graduandos, com objetivo de identificar o impacto da temática racial na produção acadêmica e apresentar um instrumento de pesquisa sobre educação das relações étnico-raciais para subsidiar etapas de trabalhos de pesquisadores, principalmente estudantes que estão iniciando elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e outros projetos de pesquisas. Identificamos um índice relevante de pesquisas de qualidade na temática racial, no entanto supomos que o PPGE não se apresenta como um Programa referência nacional que atrai pesquisadores /as interessados na temática racial, a procura pela pós-graduação no campo das relações étnico-raciais está mais vinculada aos nomes de docentes ligados ao NEAB.

Palavras-chave : Formação de professors; Educação das relações étnico-raciais e Lei 10.639/03..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )