SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Relações étnico-raciais na produção científica do PPGE/UFSCarA Teoria Crítica e a sociedade da cultura digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FERREIRA JUNIOR, Amarilio. A influência marxista no PPGE/UFSCar (1976-1991). Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.86-96. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992180.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese explicativa sobre a influência teórica e metodológica que o marxismo exerceu sobre o processo de produção do conhecimento nas dissertações de mestrado do PPGE/UFSCar, Brasil, entre 1976 a 1991. O período estipulado está diretamente relacionado com a criação do Programa e com o fim do chamado “socialismo real”, a maior referência do marxismo na existência do “curto século XX”. No conjunto, foram consultadas 63 dissertações de mestrado, com base em um roteiro de leitura previamente estruturado. O resultado geral a que se chegou, permitiu constatar a existência de duas tendências do marxismo que incidiram de maneira mais fortemente na produção do conhecimento na Área de Fundamentos da Educação do PPGE/UFSCar: o marxismo estruturalista, notadamente althusseriano e a interpretação de Antonio Gramsci. O fio condutor que orientou o processo de pesquisa foi aquele centrado no principio de que a teoria do conhecimento é sempre, em última instância, influenciada pelo contexto societário no qual o sujeito da pesquisa está inserido, principalmente do ponto de vista ideológico. Assim sendo, três importantes acontecimentos, com fortes influências ideo-políticas, marcaram o período em questão: o fim da ditadura militar (1985); a promulgação da Constituição de 1988; e a derrocada política da União Soviética (1991). Todos eles tiveram, isolados ou combinados, um forte impacto sobre o marxismo utilizado como epistemologia ou sobre a hierarquia social dos objetos de pesquisa que deveriam ser investigados.

Palavras-chave : Pós-graduação em educação; Ditadura militar; Marxismo; Louis Althusser e Antonio Gramsci..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )