SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The Marxist influence in the PPGE/UFSCar (1976-1991)Education, culture and subjectivity: Deleuze and the Difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

ZUIN, Antônio  and  GOMES, Luiz Roberto. A Teoria Crítica e a sociedade da cultura digital. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.97-107. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992183.

O objetivo desse artigo é abordar, no âmbito da sua trajetória de pesquisa, a inserção do “Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação” na Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Subjetividade” do PPGE/ UFSCar. Para tanto, apresenta algumas considerações sobre o referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, um breve histórico dos 25 anos do Grupo de Pesquisa e a ênfase atual, no contexto dos dilemas da Sociedade da Cultura Digital, na revitalização dos conceitos de indústria cultural, formação e semiformação cada vez mais presentes nos trabalhos de seus pesquisadores. Atualmente, vários pesquisadores do Grupo, sob a orientação do professor Antônio A. S. Zuin, estão estudando o modo como os conceitos de formação e semiformação são revigorados na sociedade da cultura digital por meio de objetos, tais como: cyberbullying de alunos contra professores; trotes universitários e cultura digital; educação e televisão, educação e redes sociais, educação a distância, educação e tecnologias da informação e comunicação, esfera pública e sociedade digital, entre outros. As análises específicas da sala de aula, por meio da reconstrução empírica do sentido pedagógico da Educação, com o aporte teórico-epistemológico da Hermenêutica Objetiva, se destacam nos projetos de pesquisa atuais liderados pelo professor Luiz Roberto Gomes e auxiliam o processo de interpretação do impacto da Cultura Digital na Educação.

Keywords : Teoria crítica da sociedade; Cultura digital; Cyberbullying; Hermenêutica objetiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )