SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Educação, cultura e subjetividade: Deleuze e a DiferençaOs quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da pós-graduação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MOISES, Ronaldo Rodrigues. Vivências no PPGE/UFSCar e o desafio de carregar água na peneira. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.125-134. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992002.

O objetivo do presente texto é descrever uma narrativa a partir de meu ingresso no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos PPGE/UFSCar como aluno de doutorado na linha História, Filosofia e Sociologia da Educação. Inicialmente é apresentado um breve histórico do programa. Utilizou-se de três eixos temáticos, a saber: período de inscrição e ingresso, principais dificuldades observadas, contribuições do programa e conclusão. A narrativa foi utilizada por se constituir uma exigência da referida revista, bem como por se compreender a sua relevância descritiva ao expor experiências e fatos para análise e compreensão de uma realidade singular em um contexto social. A conclusão é que o PPGE/UFSCar tem contribuído de maneira singular em minha formação como pesquisador e professor, assim como no meu exercício profissional vinculado atualmente à educação básica, ampliando minhas possibilidades de intervenção profissional e de enriquecimento de capital cultural crítico.

Palavras-chave : Narrativa; Pós-graduação; Dificuldades; Contribuições..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )