SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Experiencias en PPGE/UFSCar y seguir reto del agua en el cribadoPolítica de Ciencia y Tecnología y la Investigación Educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

BITTAR, Marisa. Os quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da pós-graduação brasileira. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.135-150. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992196.

Neste artigo abordo os quarenta anos do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos) distinguindo dois períodos em sua história: O primeiro corresponde à implantação do Mestrado (1976) e consolidação do Programa com a criação do Doutorado, época de poucos Programas no Brasil. O segundo corresponde ao fim da década de 1990, estendendo-se aos dias de hoje, com mudança na estrutura e com o crescimento do PPGE no contexto da expansão da Pós-graduação no Brasil. Articulo esses dois períodos à mudança de padrão nas políticas de avaliação da CAPES. Como fontes utilizei minhas memórias e anotações, documentos e publicações do PPGE, além das obras listadas nas referências.

Palabras clave : História do PPGE/UFSCar; Política de Pós-graduação em Educação no Brasil; CAPES..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )