SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Vivências no PPGE/UFSCar e o desafio de carregar água na peneiraPolítica de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BITTAR, Marisa. Os quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da pós-graduação brasileira. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.135-150. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992196.

Neste artigo abordo os quarenta anos do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos) distinguindo dois períodos em sua história: O primeiro corresponde à implantação do Mestrado (1976) e consolidação do Programa com a criação do Doutorado, época de poucos Programas no Brasil. O segundo corresponde ao fim da década de 1990, estendendo-se aos dias de hoje, com mudança na estrutura e com o crescimento do PPGE no contexto da expansão da Pós-graduação no Brasil. Articulo esses dois períodos à mudança de padrão nas políticas de avaliação da CAPES. Como fontes utilizei minhas memórias e anotações, documentos e publicações do PPGE, além das obras listadas nas referências.

Palavras-chave : História do PPGE/UFSCar; Política de Pós-graduação em Educação no Brasil; CAPES..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )