SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Os quarenta anos do PPGE/UFSCar em dois momentos da pós-graduação brasileiraUma trajetória singular? Apontamentos sobre europeização, privatização e especificidades do ensino superior português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

GATTI, Bernardete Angelina. Política de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em Educação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.151-164. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992084.

Este artigo reflete sobre as relações entre a pesquisa e a formação de pesquisadores, desenvolvidas nas práticas acadêmicas, e, a política científica de governos. Toma como referência questões das políticas e da produção científica na área de Educação nas décadas de mil novecentos e setenta e oitenta no Brasil, momento em que as bases para o desenvolvimento das pós-graduações stricto sensu no país são consolidadas. Utiliza documentos oficiais e publicações de pesquisadores da educação buscando a compreensão quanto a fatores intervenientes nessa relação e suas oscilações. Destaca a forte mudança que se processa nas perspectivas da área e nos documentos oficiais no período de construção da redemocratização do país na década de oitenta e seus impactos, sem descartar os problemas evidenciados na produção científica na área educacional.

Palavras-chave : Pesquisa em educação; Política científica; Pós-graduação; Produção científica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )