SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Política de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em EducaçãoFormação docente inicial e ensino de ortografia: saberes necessários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ANTUNES, Fátima. Uma trajetória singular? Apontamentos sobre europeização, privatização e especificidades do ensino superior português. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.165-184. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992096.

Neste texto propõe-se um roteiro de discussão da trajetória recente do ensino superior (público) em Portugal destacando dinâmicas estruturantes, com base em estudos, dados e investigações empíricas disponíveis: da expansão à privatização exógena; da europeização impulsionada pelo Processo de Bolonha e pela Agenda de Modernização gerencialista às políticas de ajustamento estrutural impulsionadas pela UE; do défice prolongado de financiamento à diversificação das fontes e à privatização por dentro do setor público, atentando em certos aspetos do trabalho docente e da condição académica. Procura-se nesta sequência fundamentar uma leitura da singularidade polifacetada desta trajetória.

Palavras-chave : Ensino superior português; Europeização; Privatização; Trabalho docente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )