SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Uma trajetória singular? Apontamentos sobre europeização, privatização e especificidades do ensino superior portuguêsUma análise sobre a implementação das Organizações Sociais nas escolas de Goiás: os recursos públicos em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PARISOTTO, Ana Luzia Videira  e  MASSINI-CAGLIARI, Gladis. Formação docente inicial e ensino de ortografia: saberes necessários. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.185-200. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991470.

Seria incoerente afirmar que a formação inicial consegue contemplar uma formação plena e definitiva, pois o professor atua num contexto carregado de imprevisibilidade. Em contrapartida, nos cursos de licenciatura é que o futuro professor deve tomar posse dos conhecimentos necessários a fim de compor seus quadros referenciais para o desempenho da profissão docente. No que tange ao ensino da língua portuguesa, os resultados de várias pesquisas enfatizam a importância de se considerar os aspectos discursivos da língua, a linguagem como forma de interação humana, a variação linguística, dentre outros. Nesse sentido, partimos do seguinte problema de pesquisa: será que os futuros professores, alunos do 4º ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia, possuem os conhecimentos necessários sobre o sistema ortográfico e são capazes de explicitá-los? Esta pesquisa é de base qualitativa e pretende refletir sobre a formação inicial do pedagogo, no que diz respeito aos conhecimentos ortográficos e ensino de ortografia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, ditado de palavras pouco frequentes e atividades de erro intencional. Os subsídios teóricos para discussão e análise dos dados seguem o Modelo de Redescrição Representacional estabelecido por Karmiloff-Smith (1986); os estudos de Massini-Cagliari e Cagliari (2001), bem como os de Morais (2009). Neste artigo serão apresentados somente os dados relativos à entrevista. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se repensar a formação inicial do pedagogo, possibilitando a inserção, na Matriz Curricular, de conteúdos voltados à análise e reflexão sobre a língua portuguesa.

Palavras-chave : Formação docente; Ensino de ortografia; Explicitação de regras..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )