SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Initial teacher education and teaching of spelling: required knowledgeSchool inclusion in youth and adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

SOUZA, Fábio Araujo de  and  FLORES, Maria Marta Lopes. Uma análise sobre a implementação das Organizações Sociais nas escolas de Goiás: os recursos públicos em questão. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.217-229. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991604.

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de implantação da gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e uma Organização Social (OS) na Educação Básica da rede estadual de educação de Goiás, Brasil, dando ênfase à questão do financiamento público da educação. A pesquisa é quali-quantitativa e a investigação é de natureza exploratória. Para realizar a pesquisa foi realizado levantamento no orçamento do estado para 2016, nas legislações acerca do processo de implantação da gestão compartilhada. Foi realizado, também, um levantamento bibliográfico sobre OSs e nas notícias de sites oficiais do governo e de entidades voltadas para o tema, bem como em artigos científicos e demais fontes pertinentes ao tema. A pesquisa constatou que a OS poderá ter substantivo lucro com a gestão compartilhada, tendo em vista os volumosos recursos previstos para implantação do projeto na educação pública estadual de Goiás previstos no orçamento para 2016. Além disso, a pesquisa aponta que o Plano de Carreiras, a contratação por concurso público e a valorização através do Piso Salarial Profissional Nacional dos profissionais da educação podem ficar comprometidos com a gestão compartilhada no estado de Goiás.

Keywords : Organização social; Recursos públicos; Gestão compartilhada..

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )