SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Formação docente inicial e ensino de ortografia: saberes necessáriosInclusão escolar na educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SOUZA, Fábio Araujo de  e  FLORES, Maria Marta Lopes. Uma análise sobre a implementação das Organizações Sociais nas escolas de Goiás: os recursos públicos em questão. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.217-229. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991604.

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de implantação da gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e uma Organização Social (OS) na Educação Básica da rede estadual de educação de Goiás, Brasil, dando ênfase à questão do financiamento público da educação. A pesquisa é quali-quantitativa e a investigação é de natureza exploratória. Para realizar a pesquisa foi realizado levantamento no orçamento do estado para 2016, nas legislações acerca do processo de implantação da gestão compartilhada. Foi realizado, também, um levantamento bibliográfico sobre OSs e nas notícias de sites oficiais do governo e de entidades voltadas para o tema, bem como em artigos científicos e demais fontes pertinentes ao tema. A pesquisa constatou que a OS poderá ter substantivo lucro com a gestão compartilhada, tendo em vista os volumosos recursos previstos para implantação do projeto na educação pública estadual de Goiás previstos no orçamento para 2016. Além disso, a pesquisa aponta que o Plano de Carreiras, a contratação por concurso público e a valorização através do Piso Salarial Profissional Nacional dos profissionais da educação podem ficar comprometidos com a gestão compartilhada no estado de Goiás.

Palavras-chave : Organização social; Recursos públicos; Gestão compartilhada..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )