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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

RODRIGUEZ, Eglaucimara Oliveira; DUTRA, Alessandra  e  STORTO, Letícia Jovelina. Inclusão escolar na educação de jovens e adultos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.1, pp.243-259. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991624.

Este trabalho procura investigar as percepções de professores sobre o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGDAHS) em uma instituição estadual de ensino de Londrina (Brasil) que oferta exclusivamente a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foi aplicado um instrumento de coleta de dados a 24 participantes, cujos questionamentos versaram sobre a inclusão escolar na EJA. Os resultados demonstraram que a maior parte dos professores não recebeu formação específica para atender a alunos com DTGDAHS. Esses profissionais relataram que se encontram insatisfeitos com o trabalho desenvolvido, destacando como principal causa a falta de formação. Os dados mostraram ainda que, na busca por auxílio e respaldo para a prática profissional, os professores normalmente recorrem aos colegas com formação específica presentes na escola e à equipe pedagógica. Vários pontos destacados como entraves para a efetivação da inclusão escolar dizem respeito às questões presentes em qualquer turma heterogênea e não especificamente a

alunos com DTGDAHS. Assim, acredita-se que a inclusão no ambiente escolar seja realidade possível e que o professor é elemento fundamental na consolidação desse processo.

Palavras-chave : Educação; EJA; Inclusão; Formação de professores..

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