SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Migratory movements of refugees: an analysis in the light of critical theoryTechnology and Violence in the contemporary world: a look based on Critical Theory of Society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

DIAZ, Andrea. Teoría crítica y formación: una lectura habermasiana. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.316-326. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992143.

O artigo tem por objetivo reconstruir a noção de formação como problema central da teoria crítica de educação. Em Teoria da Semiformação, Adorno denuncia o desengajamento da experiência, e a ausência de ancoragem na práxis vital dos assuntos humanos. Nesse caminho, o trabalho examina a possibilidade de pensar um conceito de Bildung baseado nos processos sociais de reprodução simbólica. Para isso, serve-se do conceito pragmático do mundo da vida tal como foi formulado por Jürgen Habermas, para avaliar se os processos de reprodução simbólica da sociedade podem justificar uma ideia de formação.

Keywords : Formação; Teoria crítica; Mundo da vida; Habermas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )