SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Los movimientos migratorios de los refugiados: un análisis a la luz de la teoría críticaTecnologia e Violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da Sociedade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

DIAZ, Andrea. Teoría crítica y formación: una lectura habermasiana. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.316-326. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992143.

O artigo tem por objetivo reconstruir a noção de formação como problema central da teoria crítica de educação. Em Teoria da Semiformação, Adorno denuncia o desengajamento da experiência, e a ausência de ancoragem na práxis vital dos assuntos humanos. Nesse caminho, o trabalho examina a possibilidade de pensar um conceito de Bildung baseado nos processos sociais de reprodução simbólica. Para isso, serve-se do conceito pragmático do mundo da vida tal como foi formulado por Jürgen Habermas, para avaliar se os processos de reprodução simbólica da sociedade podem justificar uma ideia de formação.

Palabras clave : Formação; Teoria crítica; Mundo da vida; Habermas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )