SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Los movimientos migratorios de los refugiados: un análisis a la luz de la teoría críticaTecnologia e Violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da Sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

DIAZ, Andrea. Teoría crítica y formación: una lectura habermasiana. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.316-326. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992143.

O artigo tem por objetivo reconstruir a noção de formação como problema central da teoria crítica de educação. Em Teoria da Semiformação, Adorno denuncia o desengajamento da experiência, e a ausência de ancoragem na práxis vital dos assuntos humanos. Nesse caminho, o trabalho examina a possibilidade de pensar um conceito de Bildung baseado nos processos sociais de reprodução simbólica. Para isso, serve-se do conceito pragmático do mundo da vida tal como foi formulado por Jürgen Habermas, para avaliar se os processos de reprodução simbólica da sociedade podem justificar uma ideia de formação.

Palavras-chave : Formação; Teoria crítica; Mundo da vida; Habermas..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )