SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Teoría crítica y formación: una lectura habermasianaO YouTube e o Cyberbullying de alunos contra professores around the world índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PUCCI, Bruno. Tecnologia e Violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da Sociedade. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.327-339. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992157.

Este ensaio se propõe analisar, em diálogo com fragmentos do livro Dialética Negativa, de Theodor Adorno, tensões e fenômenos contemporâneos relacionados à problemática da tecnologia e violência. E, para tal, se serve inicialmente do aforismo “O Sofrimento é Físico” e dos itens I e II das “Meditações sobre a Metafísica”, para refletir sobre duas realidades de extrema violência vigentes neste mundo, dito globalizado: as guerras e os refugiados; e, posteriormente, como base na conceituação de “queda da Metafísica” e de seu encontro com o marginalizado, com o reprimido, questionar os acontecimentos conservadores e autoritários presentes em nosso país nos dias de hoje: a mercantilização da educação superior; as parcerias público-privadas na educação escolar de ensino fundamental e médio; a proposta educacional do mega-empresário e novo prefeito de São Paulo. As reflexões finais do ensaio encaminham-se no sentido de as categorias Bildung (formação), autonomia, emancipação -- conceitos-chave da Teoria Crítica da Sociedade -- descerem das alturas e observarem, com firmeza e empenho crítico, a dor e o sofrimento que assolam as vítimas das guerras e os que buscam refúgios em outras pátrias, bem como a realidade social e educativa dos mais pobres, das crianças e dos jovens de nosso país.

Palavras-chave : Guerras e refugiados; Mercantilização da educação superior; Parcerias público-privadas; Dialética Negativa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )