SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Technology and Violence in the contemporary world: a look based on Critical Theory of SocietyHermenêutica objetiva e pesquisa empírica em educação: a experiência com os estudos de sala de aula em Frankfurt am Main author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

ZUIN, Antônio A.S.. O YouTube e o Cyberbullying de alunos contra professores around the world. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.340-350. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992136.

O professor, de uma forma ou de outra, sempre foi identificado como autoridade pedagógica. Mas, e se houvesse uma sociedade cujo desenvolvimento tecnológico determinasse transformações radicais na produção e disseminação do conhecimento, a ponto de se alterar, de forma decisiva, as relações entre professores e alunos? O professor continuaria a representar um modelo de identidade para o aluno que pudesse acessar informações de forma online em quaisquer tempos e espaços? Diante do contexto da sociedade da cultura digital, destaca-se o objetivo deste artigo: investigar o modo como alunos praticam cyberbullying em relação a seus professores por meio de imagens gravadas por telefones celulares, as quais são postadas no sítio de compartilhamentos de imagens e comentários chamado YouTube. Serão analisados três vídeos postados por alunos de três diferentes países (Brasil, Portugal e Inglaterra), cujas imagens se referem a situações vivenciadas com seus respectivos professores. Pretende-se, ainda, argumentar que tais atitudes são indícios de transformações radicais que estão ocorrendo em relação ao modo como os alunos identificam o professor como uma autoridade pedagógica.

Keywords : Cultura digital; Cyberbullying; YouTube; Celulares..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )