SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Tecnologia e Violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da SociedadeHermenêutica objetiva e pesquisa empírica em educação: a experiência com os estudos de sala de aula em Frankfurt am Main índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ZUIN, Antônio A.S.. O YouTube e o Cyberbullying de alunos contra professores around the world. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.340-350. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992136.

O professor, de uma forma ou de outra, sempre foi identificado como autoridade pedagógica. Mas, e se houvesse uma sociedade cujo desenvolvimento tecnológico determinasse transformações radicais na produção e disseminação do conhecimento, a ponto de se alterar, de forma decisiva, as relações entre professores e alunos? O professor continuaria a representar um modelo de identidade para o aluno que pudesse acessar informações de forma online em quaisquer tempos e espaços? Diante do contexto da sociedade da cultura digital, destaca-se o objetivo deste artigo: investigar o modo como alunos praticam cyberbullying em relação a seus professores por meio de imagens gravadas por telefones celulares, as quais são postadas no sítio de compartilhamentos de imagens e comentários chamado YouTube. Serão analisados três vídeos postados por alunos de três diferentes países (Brasil, Portugal e Inglaterra), cujas imagens se referem a situações vivenciadas com seus respectivos professores. Pretende-se, ainda, argumentar que tais atitudes são indícios de transformações radicais que estão ocorrendo em relação ao modo como os alunos identificam o professor como uma autoridade pedagógica.

Palavras-chave : Cultura digital; Cyberbullying; YouTube; Celulares..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )