SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Hermenêutica objetiva e pesquisa empírica em educação: a experiência com os estudos de sala de aula em Frankfurt am MainFormação estética de professores: uma leitura do filme “La nuit américaine” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MAIA, Ari Fernando. Aceleração e Educação: reflexões pontuais sobre a temporalidade na escola. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.368-383. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992149.

O artigo discute a temporalidade na escola, partindo da apresentação da teoria da aceleração social de Harmut Rosa a partir de seus conceitos de aceleração técnica, dos ritmos de vida e da mudança social, analisando posteriormente publicações recentes que discutem, de diferentes formas e a partir de perspectivas teóricas distintas, os tempos na escola. A exposição esclarece que as análises sobre esse tema se articulam em um amplo leque conceitual, destacando-se discussões sobre a qualificação do tempo escolar como Chrónos ou Kairós, análises dos ritmos e encadeamentos temporais na sala de aula e as necessárias articulações entre passado, presente e futuro na educação. A seguir o texto propõe uma ampliação da perspectiva de crítica da educação a partir da temporalidade na escola confrontando as análises encontradas nos artigos com as categorias críticas de Harmut Rosa. Os resultados da análise, de natureza teórica e ensaística, destacam o potencial heurístico da teoria da aceleração para a compreensão dos usos do tempo na escola. Além disso, a crítica ressalta os riscos da didatização e da adoção de novas tecnologias de informação e comunicação e a pertinência da dimensão temporal para a compreensão crítica do declínio do ideal de formação no campo pedagógico.

Palavras-chave : Tempo escolar; Aceleração; Teoria crítica; Pedagogia negativa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )