SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Aceleração e Educação: reflexões pontuais sobre a temporalidade na escolaNarratividade, memória e experiência: anotações em contos afro-brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

RODRIGUES, Luciana Azevedo  e  FARIAS, Marcio Norberto. Formação estética de professores: uma leitura do filme “La nuit américaine”. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.384-397. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992151.

Este artigo objetiva contribuir para a construção de uma consciência acerca da importância do estudo das imagens cinematográficas na formação de professores, tendo em vista a intensificação dessas imagens tanto no que diz respeito a sua maior presença no cotidiano das pessoas, quanto a sua maior capacidade técnica de se apresentar como se fossem a realidade mesma. Para tanto, este trabalho realiza uma leitura crítica do filme “A Noite Americana”, dirigido por Francois Truffaut, considerando-o dentro de uma constelação teórica constituída pelo pensamento de C. Türcke sobre a onipresença das imagens audiovisuais na sociedade contemporânea, por indícios extraídos da vivência dos autores como professores de cursos de licenciaturas e pelo entendimento daquilo que Walter Benjamin compreendeu como alienação do sensório corporal. As repetidas observações de sequências desse filme, no interior desta constelação, conduziram ao destaque de aspectos temáticos e formais do filme, reconhecidos como potencialmente formativos para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao consumo de imagens audiovisuais que têm como característica o apagamento, a todo custo, da presença das mediações que existem entre o mundo da tela e o da realidade. Ao discutir como a atenção das pessoas tem sido ocupada por imagens audiovisuais que tem como característica se apresentarem como meras extensões da realidade, e como os licenciandos se encantam com essas imagens, por se oferecerem como substitutos da sua realidade, este trabalho conclui pela potencialidade estética e reflexiva do filme.

Palavras-chave : Cinema; Formação de professores; Estética; Teoria crítica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )