SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Formação estética de professores: uma leitura do filme “La nuit américaine”Alguns indicadores sobre os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar nos anos de 2008 a 2016 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SILVA, Alex Sander da; MWEWA, Christian Muleka  e  CABRAL, Gladir da Silva. Narratividade, memória e experiência: anotações em contos afro-brasileiros. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.398-406. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992159.

Este texto expõe um recorte teórico-conceitual de um estudo mais amplo que, em seu âmago, busca analisar as características e o potencial pedagógico-formativo de narrativas afro-brasileiras. Pretende compreender o potencial na constituição de processos formativos na educação, na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais. É um estudo teórico-conceitual que traz as narrativas, memórias e experiências da cultura afro-brasileira nos contos de uma mãe de santo, Beatriz Moreira Costa (Mãe Beata de Yemonjá). Desse modo, uma questão que destacamos aqui é a seguinte: quais características se destacam nas narrativas afro-brasileiras como potencialidades pedagógico-formativas na perspectiva da teoria crítica?

Palavras-chave : Narratividade; Memória; Experiência; Formação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )