SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Some data on the graduates’ students of the Post-graduate Program in Education of UFSCar from 2008 to 2016“Mais Educação” Program: impacts and perspectives in the countryside schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales et al. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.429-438. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992334.

O artigo é uma produção coletiva dos membros da linha “Educação, Cultura e Subjetividade” do Programa em Pós-Graduação em Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Brasil, e apresenta as reflexões dos seus professores e professoras sobre o processo de constituição dessa linha. Os pesquisadores e pesquisadoras da linha apresentam diferentes referenciais teóricos constituídos pelos estudos de Friedrich Nietzsche; pela Teoria Crítica frankfurtiana, fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e Axel Honneth; pelos estudos de Max Weber e Bourdieu; pelos referenciais analíticos sobre discurso e poder dos estudos de Michel Foucault e Gilles Deleuze e pela crítica à racialização de Frantz Fanon. Esses autores foram críticos contumazes às formas sociais de poder e de controle que se materializavam nos comportamentos dos indivíduos que, ao internalizarem determinados processos disciplinares, se esforçavam ativamente para que passivamente continuassem a ser controlados e dirigidos por palavras de ordem autoritárias.

Keywords : Educação; Cultura e subjetividade; Pós-graduação; Currículo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )