SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Alguns indicadores sobre os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar nos anos de 2008 a 2016Programa Mais Educação: impactos e perspectivas nas escolas do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales et al. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.429-438. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992334.

O artigo é uma produção coletiva dos membros da linha “Educação, Cultura e Subjetividade” do Programa em Pós-Graduação em Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Brasil, e apresenta as reflexões dos seus professores e professoras sobre o processo de constituição dessa linha. Os pesquisadores e pesquisadoras da linha apresentam diferentes referenciais teóricos constituídos pelos estudos de Friedrich Nietzsche; pela Teoria Crítica frankfurtiana, fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e Axel Honneth; pelos estudos de Max Weber e Bourdieu; pelos referenciais analíticos sobre discurso e poder dos estudos de Michel Foucault e Gilles Deleuze e pela crítica à racialização de Frantz Fanon. Esses autores foram críticos contumazes às formas sociais de poder e de controle que se materializavam nos comportamentos dos indivíduos que, ao internalizarem determinados processos disciplinares, se esforçavam ativamente para que passivamente continuassem a ser controlados e dirigidos por palavras de ordem autoritárias.

Palavras-chave : Educação; Cultura e subjetividade; Pós-graduação; Currículo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )