SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Between subjectivities and cultures: a new line of research for educationThe potential relationships of Social Education and Social Pedagogy in the “Mais Educação” Program (More Education) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Programa Mais Educação: impactos e perspectivas nas escolas do campo. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.439-454. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991526.

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do Programa Mais Educação nas escolas do campo brasileiras, apresentando reflexões sobre limites e possibilidades do programa e da educação em tempo integral. Os dados foram coletados por meio de questionários eletrônicos enviados às escolas públicas participantes do Programa Mais Educação. A pesquisa considerou diferentes aspectos: ampliação da jornada escolar; registro de matrículas em tempo integral no Censo Escolar; fornecimento de recursos humanos, pedagógicos e financeiros; alterações nos espaços físicos; oferta de atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas; melhoria no processo de comunicação com a comunidade; fornecimento de formação continuada; alterações no projeto político-pedagógico e no currículo escolar; alterações no comportamento dos alunos; melhoria no desempenho da escola; melhoria na qualidade da alimentação escolar; desenvolvimento de parcerias; utilização de outros espaços físicos. Por meio de uma análise quantitativa e qualitativa, foram identificados importantes impactos do programa nas escolas do campo, principalmente, no que se refere à ampliação das oportunidades educativas. Porém, os benefícios alcançados ocorrem em meio aos problemas históricos presentes nas escolas do campo, não superados em virtude do formato do Programa Mais Educação e que dependem da contrapartida dos governos locais (estados, municípios e Distrito Federal). Apresenta reflexões sobre os limites e possibilidades do Programa Mais Educação e do tempo integral nas escolas do campo brasileiras.

Keywords : Educação em tempo integral; Política educacional; Educação do campo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )