SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educaçãoAs possíveis relações da Educação Social e da Pedagogia Social no Programa “Mais - Educação” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Programa Mais Educação: impactos e perspectivas nas escolas do campo. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.439-454. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991526.

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do Programa Mais Educação nas escolas do campo brasileiras, apresentando reflexões sobre limites e possibilidades do programa e da educação em tempo integral. Os dados foram coletados por meio de questionários eletrônicos enviados às escolas públicas participantes do Programa Mais Educação. A pesquisa considerou diferentes aspectos: ampliação da jornada escolar; registro de matrículas em tempo integral no Censo Escolar; fornecimento de recursos humanos, pedagógicos e financeiros; alterações nos espaços físicos; oferta de atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas; melhoria no processo de comunicação com a comunidade; fornecimento de formação continuada; alterações no projeto político-pedagógico e no currículo escolar; alterações no comportamento dos alunos; melhoria no desempenho da escola; melhoria na qualidade da alimentação escolar; desenvolvimento de parcerias; utilização de outros espaços físicos. Por meio de uma análise quantitativa e qualitativa, foram identificados importantes impactos do programa nas escolas do campo, principalmente, no que se refere à ampliação das oportunidades educativas. Porém, os benefícios alcançados ocorrem em meio aos problemas históricos presentes nas escolas do campo, não superados em virtude do formato do Programa Mais Educação e que dependem da contrapartida dos governos locais (estados, municípios e Distrito Federal). Apresenta reflexões sobre os limites e possibilidades do Programa Mais Educação e do tempo integral nas escolas do campo brasileiras.

Palavras-chave : Educação em tempo integral; Política educacional; Educação do campo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )